terça-feira, 20 de julho de 2010

BARACK OBAMA


Com todos os conceitos formados pela mídia, parti para a leitura de “Barack Obama – A origem dos meus sonhos (Gente, 1995, 449 páginas)”. Desconfiadíssima, porque mesmo gostando de biografias e memórias, ou coisas do gênero, costumo ficar com o pé atrás diante de narrativas em primeira pessoa. Imagine então com um nome que é quase unanimidade. Advogado, 48 anos, 44º presidente dos Estados Unidos (o primeiro afro-americano), Democrata e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Casado com Michelle, também advogada, pai de duas meninas, tem um cachorro chamado Bo.

A primeira coisa que este livro faz é desconstruir o mito, no bom sentido. Alguns parágrafos, e a imagem pública e midiatizada de Barack Hussein Obama, o fenômeno, é esquecida. Em seu lugar surge um personagem para lá de interessante. Ele revela detalhes de um menino com uma história de vida totalmente diferente da maioria negra americana, que se transforma na grande aposta de renovação política dos Estados Unidos. Nascido da miscigenação de raças e culturas, com uma mãe branca norte-americana (antropóloga), pai negro africano, economista nascido no Quênia, e padrasto asiático (Indonésia), ele se transforma em um líder unificador, alguém que consegue transpor a barreira racial. E este livro narra principalmente essa transmutação, como aquele garotinho ‘diferente’, nascido em Honolulu, se transforma em um potencial grande líder mundial. Descreve o fenômeno de fazer parte de dois mundos distintos, ao mesmo tempo não pertencendo a nenhum, o que ele chama de “meus múltiplos mundos”.

Particularmente acredito que a narrativa torna-se especialmente rica quando Obama decide retomar suas origens. Isso acontece após já ter se formado em Ciências Políticas e ter trocado bons empregos pelo trabalho comunitário, quase uma fixação para ele. Ao chegar ao Quênia, para uma visita aos seus familiares e antepassados, ele sente que pertence a algum lugar. “Dei-me conta de que isso nunca acontecera antes: nem no Havaí, nem na Indonésia, nem em Los Angeles, nem em Nova York, nem em Chicago. Pela primeira vez na vida eu sentia o conforto, a firmeza de identidade que um nome pode trazer, como ele pode carregar uma história nas lembranças de outras pessoas”, afirma Obama.

Nessa volta ele reconstrói seu conceito de família, envolvendo o leitor em suas descobertas. Passa mais de seis meses nessa convivência, que vai muito além da mera formalidade. Sua necessidade de pertencer vai sendo alimentada à medida que histórias são contadas e compartilhadas. Em alguns momentos a narrativa torna-se tão envolvente, que podem acontecer coisas estranhas, como por exemplo, levar um susto ao ouvir o celular tocando, bem no meio de uma narrativa que se passava no interior do Quênia, onde Obama visitava a avó paterna. Um choque de realidade. A avó conta muitas aventuras do seu pai, talvez a maior delas ter conseguido ser um dos raros casos a se formar no exterior, graças ao conselho de seu pai (avô de Obama), que dizia ser “o conhecimento a fonte de todo o poder do homem branco”. O Quênia foi colonizado pelos britânicos.

Barack Obama não é dogmático, planfetário ou sentimentalista. Ele parece um homem comum, que decidiu ter pleno domínio de sua história e de suas escolhas. Ás vezes quase ingênuo, outras vezes naturalmente inteligente e cativante. Coisas do destino, coincidência? Acabando a leitura, eis que surge à minha frente o DVD “Escolhido pelo Povo: A Eleição de Barack Obama”. Vamos lá, ação!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obriagada pelo comentário. Volte Sempre!