quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Filmes

         TEMPOS DE PAZ           



Depois de uma pane geral em dezembro do ano passado, a máquina anda meio enferrujada para leituras, lembranças, concentração, memórias... Justo eu que me orgulhava de ter uma memória de elefante, e dos grandes. Uma das alternativas, tipo plano B, foi apelar para uma de minhas paixões: filmes. Mesmo sem tempo, ando vendo coisas boas e outras nem tanto. Mas ao menos assim não me sinto tão fora do ‘mundo’. Um que me agradou ultimamente foi Tempos de Paz, um drama nacional, longa-metragem de 82 minutos e direção de Daniel Filho. Passando longe do consagrado estilo comédia do diretor, traz no elenco duas excelentes atuações de Tony Ramos e Dan Stulbach, além do próprio Daniel, bem ao estilo Alfred Hitchcock.


Uma narrativa que acontece em abril de 1945, quando os combates da 2º Guerra Mundial já cessavam na Europa, mas o Brasil ainda estava tecnicamente em guerra. O combate entre Segismundo (Tony), interrogador alfandegário e ex-torturador da polícia política de Getúlio Vargas, com o ex-ator polonês Clausewitz (Dan), confundido com um nazista fugitivo, se desenrola na sala de imigração do porto do Rio de Janeiro. Tudo porque o fim da Guerra, por ironia do destino, é o que tira a paz de Segismundo. Ele teme a vingança de seus ex-prisioneiros. E hoje chefe da imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, Segismundo é quem decide quem entra ou não no país. Clausewitz terá que usar todo o seu talento de ator para provar que não é um seguidor de Hitler.


O filme, lançado em agosto do ano passado, retrata um período crítico da história brasileira e fala do maniqueísmo e da luta pela vida. Para mim, fala também do perigo de pessoas sem a menor formação humanística ou o mínimo de cultura dirigindo um país e determinando o futuro de nações. Entre outras coisas, me chamou a atenção quando o personagem de Tony Ramos, o interrogador, diz que nunca foi ao teatro, ele apenas ‘ouviu’ uma vez no rádio. Meu Deus, que perigo! Depois dessa, vou ali correndo melhorar a concentração e voar para a pilha de livros que tenho para ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obriagada pelo comentário. Volte Sempre!