quarta-feira, 2 de maio de 2012

CADÊ O FENART?

O Brasil continua a terra da descontinuidade. Aqui em João Pessoa (PB) quem paga o pato dessa síndrome nacional é o Festival Nacional de Arte (Fenart). A última edição, a XIII, aconteceu em maio de 2010. Tudo começou em 1994, ano da 1ª edição. Não sou muito boa na matemática, mas vamos às contas. Se a idéia tivesse seguido firme desde o início, este ano estaríamos realizando a 19ª edição do Fenart, e nosso festival já estaria na maioridade.

Foram seis anos sem o festival desde a sua criação, uma realidade lamentável explicada pelos mais diversos motivos. Em 2011, ano em que ele também não aconteceu, foi divulgado que o Fenart seria realizado exatamente agora, no mês de maio, dentro da programação de aniversário de 30 anos da Fundação Espaço Cultural (Funesc), inaugurado em abril de 1982.

Considerando que a Funesc aproveitou para comemorar a data durante o 2º Encontro de Escritores e Entidades Culturais, realizado nos dias 19 e 21 de abril, acho que podemos imaginar que não teremos nosso querido festival este ano. Ou sim? Será que editais já foram publicados? No site da Funesc (http://www.funesc.pb.gov.br) e na página da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Paraíba (http://www.paraiba.pb.gov.br), nenhuma notinha sobre o assunto.

Mas como boa cidadã brasileira, continuo esperançosa, e torço para que o festival esteja em algum calendário (e também no orçamento anual). Ou será que a reforma do Espaço Cultural, local onde acontece a maior parte da programação do Fenart, prevista para acontecer em quatro (longas?) etapas, vai ser o motivo para a não realização do festival em 2012?

E já que o assunto aqui é descontinuidade, fico me perguntando também o que pode ter acontecido com a Bienal Nacional do Livro na Paraíba (2006) e o Salão Internacional do Livro (2010), que não foram além das primeiras edições.

Um comentário:

  1. Cala ti boca que é melhor o que faz! Ok. Lilí. Ricardo está mais do que certo, pois isto aí na Paraíba (onde já se viu????) é só gasto de dinheiro para encher o bolso de Malú e cia!

    ResponderExcluir

Obriagada pelo comentário. Volte Sempre!