terça-feira, 4 de agosto de 2009

THE END

Essa coisa de morrer é sacanagem. A pessoa com um monte de coisas pra fazer no outro dia, viagens marcadas, projetos, contas a pagar, ela vem e te leva. Quando criança tinha medo da morte, acho. Medo do ritual. As imagens me assombravam por noites. Mas mesmo com medo fazia questão de ir lá ver, observar tudo. O que assustava também atraía. A morte como perda, não sei dizer se tinha medo ou não. Talvez não, por não compreender exatamente o que isso representava. Lembro que perdi minha avó materna e não conseguia chorar, sentia-me culpada por isso. Estava triste, mas muito assustada para fazê-lo. Curioso é que quando se tratava do mundo animal, desde a mais tenra idade já tinha uma compreensão absoluta do que significava matar e morrer.Vem daí a mania de ser vegetariana absoluta e incondicional.

Ainda criança, morei um bom tempo em frente a um cemitério, ao lado (esquerdo e direito) de dois hospitais, próximo ao quartel da cidade. Lugar ideal para crescer. Imaginem, a parede da casa era ao lado de onde colocavam os mortos. Brincávamos de esconde-esconde entre os túmulos, e os melhores esconderijos eram aqueles antigos, tipo capela. Tenho ótimas lembranças desse tempo. Adolescente, acostumei-me a passar algum tempo entre as ruas de um belo cemitério que ficava no meu trajeto, em alguns dias da semana. Lugar calmo, bom para pensar na vida. Lá, tinha certeza que ninguém iria me incomodar. Passeando entre os túmulos via as fotos e imaginava como teria sido a vida daquelas pessoas. Aí sim, deixava de pensar na vida cotidiana e viajava para questões mais filosóficas, se é que isso acontece aos 15 anos.

Enquanto isso, apenas meus gatinhos morriam, atropelados, envenenados, ou de ‘morte natural’. Como se perder criaturas que amamos pudesse ser natural! Já faz um tempo isso mudou, comecei a perder pessoas que fazem parte de minha vida desde que me entendo por gente, e isso é muito estranho. Voltei a ter medo da morte. Um medo maior.

Um comentário:

  1. medo da morte, quem não tem? como sou meio descrente, na verdade tenho medo de morrer e não conhecer mais o milagre da vida. queria ser eterno. beijos e bom estar de volta

    ResponderExcluir

Obriagada pelo comentário. Volte Sempre!