terça-feira, 27 de agosto de 2013

Tempo de Esperas

O itinerário de um florescer humano


Há tempos não refletia sobre minha fé, oportunidade que veio com a leitura de Tempo de Esperas (Editora Planeta do Brasil, 2011, 165 páginas), do Padre Fábio de Melo. Gosto da sua voz e de suas canções, costumo discordar de alguns de seus posicionamentos, que me parecem tão antigos para uma cabeça jovem, mas enfim acabei gostando do seu tom de escrita. Foi interessante refletir sobre o tempo, que é redentor, e que segundo o autor nos ajuda na experiência do distanciamento, nos fazendo enxergar com mais leveza os acontecimentos do passado. O fato é que após a leitura da troca de cartas entre Abner, um velho e sábio professor, e Alfredo, um jovem ambicioso e atormentado pelo abandono da mulher amada, aproveitei para refletir sobre minha religiosidade.  

 

Aos personagens coube a discussão de diversas questões humanas, estando eles entre lados opostos do desejo, como se fossem o passado e o futuro de uma mesma existência. A mim, coube relembrar como Deus se colocou em momentos diferentes de minha vida. A convivência com a Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Infância e as rápidas visitas à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho. A fase extremamente feliz na Paróquia de São João de Brito, lugar de questionamentos e de convivência saudável com a liberdade da juventude. E finalmente hoje, a serenidade da vizinha Paróquia Sant’Ana.  Sim, eu preciso de Deus, por mais racional que minha mente possa ser.

 

Paróquia Sant'Ana - João Pessoa (PB)
Paróquia São João de Brito (São Paulo)

Nossa Senhora do Bom Conselho(Princesa Isabel/PB

Igreja de Nossa Senhora da Conceição (São José de Princesa/PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obriagada pelo comentário. Volte Sempre!