sexta-feira, 13 de abril de 2012

DEFESAS NATURAIS


David Servan-Schreiber
Terminando a leitura do livro ANTICÂNCER – PREVENIR E VENCER USANDO NOSSAS DEFESAS NATURAIS (Fontanar, 2011, 312 páginas), do médico psiquiatra e pesquisador David Servan-Schreiber. O tema não tem nada a ver com o momento, afinal ele me foi dado de presente ainda no Natal passado. Mas a coincidência, ter enfrentado problemas médicos nos últimos tempos em família, me faz pensar o motivo que nos leva a alimentar essa indústria da ‘saúde’, optando por remédios último tipo e deixando de lado hábitos saudáveis. Alimentação correta em no mínimo três refeições, e uma caminhada de no mínimo 30 minutos por dia, fazem milagre por qualquer corpinho.

O autor do livro teve uma sobrevida de 20 anos após a descoberta casual de um tumor em seu cérebro. O diagnóstico inicial era de seis meses de vida. Determinado a compreender a doença, fez um extenso levantamento de estudos científicos sobre alimentos, terapias complementares e fatores que poderiam ajudar na sua recuperação. Ele nunca abandonou o tratamento tradicional, algo que defendia também, afinal era médico. Mas foi sentindo na carne as dificuldades do câncer, que ele descobriu caminhos para fortalecer as células saudáveis de seu corpo e vencer a luta por um bom tempo, até julho de 2011.

David destaca também a necessidade da luta sistemática contra o sentimento de impotência e o estresse. “Sabemos que sentimentos de impotência desencadeiam a liberação de hormônios que ativam as funções de ‘urgência’ do organismo – como os mecanismos de inflamação -, que podem facilitar o crescimento e a propagação de tumores. Paralelamente, o estresse reduz a atividade de todas as funções que podem ser colocadas em ‘modo de espera’, como a digestão, a reparação dos tecidos e o sistema imunológico”, afirma o médico. Portanto, pacificar o espírito pode ser um excelente remédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obriagada pelo comentário. Volte Sempre!