segunda-feira, 23 de abril de 2012

DIA DO LIVRO

O nosso calendário é repleto de datas comemorativas. Fora as celebrações religiosas, temos um dia especifico para tudo o que se julgou necessário comemorar ou lembrar, ou seja, todo o dia é dia de algo, alguém ou alguma coisa. Temos o dia das mães, dos pais, das crianças, dos professores, dos trabalhadores. Há também o dia da mulher, da paz mundial, do amigo, do índio, da árvore, do abraço. Sem contar que todo o dia é dia de um santo, e eles existem para todos os gostos, necessidades e milagres

Pois bem, além dessas datas conhecidas por todos nós(ou não), hoje comemoramos o Dia Internacional do Livro. A data, estabelecida em caráter definitivo pela Unesco em 1996, homenageia dois gigantes máximos da literatura ocidental. O 23 de abril seria, por uma lenda repetida universalmente, o dia em que morreram, no mesmo ano, o espanhol Miguel de Cervantes (1547 – 1616), o inventor do romance moderno com Dom Quixote, e o inglês William Shakespeare (1564 – 1616), o inventor do humano, como o chama Harold Bloom.

Que tal comemorar a data escolhendo um bom livro? Afinal, leitura é fundamental para desenvolver um cidadão criativo, curioso, crítico, capaz de organizar suas próprias idéias. O assunto é sério, e merece outras e outras reflexões. Mas hoje é dia de pegar um livro, mas não por obrigação. Que tal ler um bom livro por puro prazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obriagada pelo comentário. Volte Sempre!